segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE - DA REABILITAÇÃO AO ALTO DESEMPENHO

A Medicina do Exercício e do Esporte é a especialidade médica que estuda como o exercício físico influencia na saúde das pessoas, sejam elas esportistas ou não, bem como a falta de exercício.

Outro aspecto estudado é a lesão que pode ser provocada durante a realização de diversos tipos de atividades físicas. O objetivo é ter respaldo para encontrar as possíveis curas e tratamento de lesões causadas por exercícios.

Se a pessoa apresentar alguma lesão e for necessária a realização de uma atividade adaptada, a Medicina do Exercício e do Esporte possui a técnica para orientá-la, com o objetivo de diminuir o risco do surgimento de outras patologias.
Também orienta pacientes com patologias como: problemas cardíacos, obesidade, soropositivos, diabéticos e asmáticos, sobre quais atividades praticar, intensidade do treino e avaliação antes do início, durante e após o exercício.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso avaliar o desempenho do corpo, com uma avaliação física que medirá a capacidade de esforço do coração, circulação, fisiologia, metabolismo biológico, ajuste bioquímico, respiração e trocas gasosas, capacidades musculares e lesões pré-existentes, sendo responsabilidades do profissional de Medicina do Exercício e do Esporte.

A Medicina do Exercício e do Esporte é atualmente referência mundial devido ao apoio da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). E no Brasil o órgão que promove a Medicina do Exercício e do Esporte é a Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte (SBMME), criado em 1962.

As áreas de estudo desta especialidade são especificamente, tratamento de lesões; análise e orientação antes do início da atividade física; avaliação física completa e o diagnóstico do tipo ideal de esporte, para cada pessoa de acordo com o seu biótipo; recomendações sobre hábitos de vida e alimentação saudável; pesquisa e controle de novos métodos de treinamento esportivo.
Entre as diversas matérias da especialidade, podem-se destacar as nomenclaturas, Traumatologia Esportiva, cujo tratamento se dá em lesões ósseas e musculares; a Cardiologia do Esporte, que avalia o metabolismo cardiovascular do praticante do exercício e a Fisiologia / Nutrologia do Exercício, a qual estuda o funcionamento e a resposta do corpo as atividades realizadas em grupos especiais e atletas de alto rendimento, conjuntamente com a Clínica Médica na Atividade Física.

A Medicina do Exercício e do Esporte também atua na especialidade de Controle Anti-Doping, área esta muito conhecida por profissionais do esporte de diversas modalidades, onde se faz necessário a aplicação do teste em atletas escolhidos aleatoriamente, para detectar a presença ou não de alguma substância proibida.
A MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE ADVERTE: 
Qualidade de Vida e Saúde são o grande foco e objetivo do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário