quinta-feira, 8 de agosto de 2013

AVALIAÇÃO MÉDICA PRE-PARTICIPAÇÃO AO EVENTO FÍSICO ENTRE ATLETAS E NÃO ATLETAS

NORONHA, B.T.L. 1; LIMA, K.C.P.1; SANTOS, A.L.M. 2; MARQUES, N.N. 2; SIMÕES, V. R. F. 2; CHAVES, I.L.C., 3
1. Fundação Luiz Dècourt – Clínica do Movimento, Belém (PA)
2. Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Belém – Pará.
3. Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém – PA.


A função do sistema cardiovascular e pulmonar é importante para manter o processo de respiração celular.

A integridade desses sistemas e suas adaptações são essenciais durante a realização de um exercício.

De acordo com a diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a avaliação médica pré-participação de atividade física deve conter de uma anamnese precisa, exame físico minucioso, com ênfase para o aparelho cardiovascular, e de exames complementares como o eletrocardiograma e o teste ergométrico, este recomendado para homens acima de 35 e mulheres acima de 45 anos.

Assim, esse estudo teve como objetivo verificar a prevalência da avaliação médica pré-participação ao evento físico entre atletas e não atletas.

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com 100 participantes, que foram divididos em dois grupos: 50 não atletas (praticantes de academia) e 50 atletas (dos esportes de natação, judô, remo e corrida de rua).

Utilizou-se protocolo próprio, sendo a entrevista realizada nos locais de prática da atividade física, antes de sua execução. Os dados foram analisados através do Biostat 5.0.

Constatou-se que entre os 50 atletas 36% haviam realizado avaliação médica, e 64% não haviam realizado; já entre os não atletas 22% haviam feito a avaliação e 78% não.

Os parâmetros estatísticos foram obtidos através do teste Qui-quadrado, sendo p=0,048 na análise da realização da avaliação entre os atletas e p<0,0001 analisando os dados dos não atletas.

Conclui-se que há necessidade de reconhecer a importância da avaliação médica pré-participação em eventos físicos, visto que sua presença evita a ocorrência de lesões e possíveis danos ao sistema cardiovascular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário