segunda-feira, 12 de agosto de 2013

EU PRECISO DE AVALIAÇÃO FÍSICA?

O Teste Físico Pré – Participação (PPT) ao evento esportivo deve ser realizado obrigatoriamente por todos os praticantes de exercício físico, independente de idade, sexo ou tipo de atividade física desenvolvida.

Para se realizar uma análise do praticante antes da atividade física deve se considerar sempre a frequência, a duração e a intensidade do exercício, além de respeitar os objetivos do médico e do paciente. Utilizam-se todos os fatores observados para elaborar um programa individual de exercícios, alimentação, suplementação alimentar e repouso, além do uso de outras técnicas alternativas para melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida.

A avaliação física compreende:
  1. Anamnese Médica Completa, observando-se todas as funções corporais, detectando doenças e prevenindo o aparecimento de outras; 
  2. Exames Complementares (exames de sangue, urina, radiografias);
  3. Cineantropometria (medidas corporais gerais, percentual de gordura, massa magra corporal, circunferências corporais);
  4. Avaliação Cárdio – Pulmonar de Esforço (frequência cardíaca, limiar anaeróbico, coeficiente metabólico);
  5. Flexiteste ( estabelecendo o nível de alongamento do paciente); 
  6. Testes de Força Muscular específica (preensão manual, sentar/ levantar)
Após a coleta dos dados, são processados cálculos, posteriormente inseridos em protocolos específicos, que variam de acordo com o caso do paciente (hipertensos, obesos, diabéticos, gestantes, idosos, adolescentes, sedentários e atletas de modalidades diversas).

Cada indivíduo deve ser tratado separadamente, obedecendo suas habilidades e carências, mobilizando os grupos musculares desejados, aumentando a flexibilidade e primordialmente proporcionando um bem-estar geral, através da atividade física regular e suplementação adequada com minerais, vitaminas e aminoácidos.

Exercício e saúde devem sempre estar associados, para isso é de extrema importância que seja estabelecido um programa de exercícios e alimentação balanceada, de acordo com a avaliação física. Afinal, o exercício se tornará muito mais eficiente se realizado na sua forma mais correta possível.

A MEDICINA DO EXERCÍCIO ADVERTE: 
sedentarismo mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário