terça-feira, 2 de julho de 2013

VERÃO 2013

A valorização da estética corporal evidencia uma alteração nos padrões de comportamento de homens e mulheres em relação à atividade física.

Estudos analíticos demonstram um aumento significativo na frequência de alunos, assim como uma maior quantidade de matrículas em academias e clubes esportivos, em períodos próximos ao verão; mais exatamente nos meses de maio e junho (Região Norte), e outubro e novembro (Região Sudeste).

Os riscos de lesões cardíacas, musculares, metabólicas, ortopédicas e neurológicas são alarmantes, se manifestando em graves doenças.

O programa de condicionamento físico “Verão 2013” mantém um protocolo com:
  1. Avaliação Pré-Participação: observada a relação risco/benefício, onde algumas condições clínicas exigem a adoção de recomendações especiais.
  2. Prescrição de Atividade Aeróbica: com critérios de frequência, duração e intensidade.
  3. Treinamento de Força Muscular: que contribui para um aumento de massa muscular e óssea.
  4. Exercícios de Alongamento: envolvendo os principais movimentos corporais, aumentando a flexibilidade e prevenindo lesões.
  5. Prescrição de Alimentação e Suplementação: individualizada, específica e criteriosa.
  6. Apoio Bio-Psico-Social: definindo objetivo final e disciplina do participante.
  7. Acompanhamento com Personal Trainner, estabelecendo o treinamento de acordo com protocolo individualizado.
Um estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine mostrou que um sedentário que começa a praticar atividades físicas moderadas mais de três vezes por semana, diminui 33% o risco de morte por ataque cardíaco depois de dois anos.

Os benefícios no corpo são notáveis, sendo observados a curto e médio prazo; além da manutenção de níveis normais de glicose, colesterol, triglicérides, ácido úrico; pressão arterial estável; vitaminas e minerais em proporções adequadas; percentual de gordura compatível com sexo e idade.

Isso sem contar os benefícios à saúde mental. Como todo mundo que pratica algum tipo de esporte já constatou; a liberação de endorfina, substância presente na transmissão de impulsos nervosos no cérebro, provoca sensação de bem-estar.
Qualquer programa deve manter um pensamento voltado para o bem-estar físico do participante, afinal o grande presente é a saúde, a estética corporal vem de brinde.

A MEDICINA DO EXERCÍCIO ADVERTE:
sedentarismo mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário