domingo, 28 de julho de 2013

MANEJO NUTRICIONAL NO EXERCÍCIO FÍSICO

A nutrição esportiva não está relacionada somente aos atletas, mas referem-se também as necessidades nutricionais das pessoas ativas (aquelas que praticam exercícios regulares).

É sabido que uma dieta adequada auxilia o desempenho, já que fornece os substratos energéticos, e a prática de exercícios regulares melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes.
Os carboidratos, as proteínas e os lipídios são oxidados por diferentes vias metabólcas, fornecendo dióxido de carbono, água e ATP (que é a principal fonte de energia muscular). Durante o exercício os músculos podem produzir ATP através de três sistemas: creatina fosfato, glicólise anaeróbica e metabolismo aeróbico. É a intensidade e a duração do exercício que em última análise determina qual a fonte energética que será principalmente usada.

Os carboidratos são considerados como principal fonte energética, pois requerem menor quantidade de oxigênio para sua oxidação, vindo a seguir as proteínas e os lipídios. Devem contribuir com cerca de 60% do valor energético total da dieta, optando-se por alimentos ricos em carboidratos complexos, já que apresentam outros nutrientes associados, como os cereais, as leguminosas e alguns vegetais. Nosso organismo armazena em forma de glicogênio, tanto no fígado quanto nos músculos. Um dos mais eficientes recursos para restauração rápida dos estoques de glicogênio, é o fornecimento de alimentos com alto índice glicêmico, até duas horas após o término da atividade física.

A quantidade ingerida de proteínas varia de acordo com o tipo, a intensidade, a duração do exercício; as variáveis metabólicas e o consumo energético, além do objetivo do treinamento (hipertrofia, força, potência). Pesquisas estabelecem uma necessidade básica de 1,0 a 1,7g de proteínas/ kg/ dia.

Os lipídios mantêm uma importante função energética e são utilizados na síntese de hormônios, participam da estrutura das membranas celulares e os alimentos ricos em gorduras são veiculadores de vitaminas A, D, E, K. Deve-se evitar o consumo de molhos cremosos, e preferir a adição do azeite de oliva, pelo seu alto teor de gordura monoinsaturada. Reduzir o uso dos produtos que contém gordura hidrogenada na composição (sorvetes, bolos, biscoitos, batatas fritas), pela presença da gordura trans isômera, já cientificamente constatada como facilitadora do aparecimento de doenças cardiovasculares.
A maneira mais usual de avaliar para avaliar a reposição de fluidos, é fazendo a pesagem antes e após a realização da sessão de treino. A água é considerada como nutriente essencial, já que constitui 60% do corpo e 90% do sangue.

Outro aspecto fundamental é que as cápsulas de suplementos vitamínicos e de minerais não podem ser consideradas um substituto efetivo para uma dieta balanceada, pois através dos alimentos podemos ingerir além dos nutrientes, substâncias importantes para o bom funcionamento orgânico, como por exemplo, fibras alimentares e os flavonóides.
A MEDICINA DO EXERCÍCIO INCENTIVA: 
Atividade Física é vida; aproveite a sua, pratique esportes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário