sexta-feira, 30 de maio de 2014

A influência da atividade física sobre a saúde mental de idosos







    O envelhecimento é um fenômeno biológico e psicológico que gera influência a nível familiar e social. O processo de envelhecimento caracterizado pela perda gradual das funções orgânicas, onde o idoso retém sua capacidade intelectual e física em níveis aceitáveis, é chamado de senescência. E quando os sinais de degeneração muito intensos aparecem, ocorre o envelhecimento patológico, chamado senilidade.



    O ciclo da vida humana é uma dinâmica comportamental, que cada indivíduo passa fase a fase, onde não se deve esquecer a concepção de ser humano lembrando de sua constituição e estruturação física e psicológica.



    A qualidade de vida na terceira idade pode ser influenciada por alguns aspectos, tais como: o aspecto físico, que é caracterizado pelo crescente declínio das funções dos sistemas fisiológicos comprometendo a saúde; o aspecto psicológico, caracterizado por perdas na auto-imagem e auto-estima. Essas perdas são significativas devido ao envelhecimento, no sentido de se sentirem inúteis, pouco estimados e respeitados; e no aspecto social, a sociedade aliena o idoso do processo social.



    A faixa populacional que tende a sofrer com transtornos psicológicos são os idosos. E o maior problema por eles enfrentado é a depressão psíquica.



    A depressão é caracterizada por tristeza, baixa da auto-estima, pessimismo, desesperança e desespero. Seus sintomas são, fadiga, irritabilidade, retraimento e pensamentos de suicídio. O comportamento depressivo é considerado uma resposta inadaptada a alguma perda.



    Os diversos transtornos da vida como: perdas afetivas, aposentadoria, afastamento de atividades profissionais, sociais e familiares e dificuldades econômicas podem levar a problemas de saúde mental.



        À medida que uma pessoa experimenta a situação de isolamento, as chances de aumentar a depressão são maiores. Existem evidências de que idosos internos apresentam maiores índices de depressão do que os não internos, que a boa saúde física e mental em idosos tem estreita relação 15 e de que as atividades sociais refletem de modo positivo no bem-estar físico e emocional desses indivíduos.

    A auto-estima está continuamente sendo ameaçada no idoso. E dentre os fatores que podem promove-la destacam-se, principalmente, a saúde física, que favorece a independência; a saúde psicológica, que permite reagir com mecanismos de enfrentamento e defesa; pessoas que as permitem convivência e não isolamento; e segurança econômica, para suprir suas necessidades básicas.



    A saúde mental do idoso está sustentada na percepção de ter sido útil e produtivo para sua família e sociedade. A aceitação da terceira idade como parte do ciclo da vida é um modo de aceitar a velhice. Quando essa aceitação não ocorre, a negatividade sobre si mesmo favorece ao quadro depressivo.



    A depressão moderada em idosos, quando ocorre devido à falta de estímulo e não a uma causa intrínseca, pode ser atenuada quando possibilitamos ao idoso algo que ele gostaria de fazer.



    A depressão é comum em indivíduos idosos e tem relação íntima com o declínio físico posterior. Foi encontrada a relação de que, quanto mais sintomas, maior a deterioração física. Assim como pacientes com bom estado de rendimento físico sem incapacidades, à gravidade dos sintomas depressivos, puderam preceder a diminuição do desempenho físico.
    


    Exercícios físicos regulares tem influência no tratamento de doenças crônicas assim como na melhoria do bem estar geral. Exercícios de intensidade moderada a intensa, com duração prolongada, podem estar associados com a diminuição dos sintomas de depressão não psicótica. Essa melhora foi observada paralelamente ao melhor índice de aptidão cardiovascular.






A MEDICINA DO EXERCÍCIO ACONSELHA: Pessoas fisicamente ativas, em qualquer idade, apresentarem uma melhor saúde mental do que sedentários.




Dr. Bruno Noronha (Medicina do Esporte e Fisiologia do Exercício)

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário