quinta-feira, 31 de julho de 2014

SAÚDE MENTAL E ATIVIDADE FÍSICA









Programas dirigidos de atividades físicas tendem a amenizar a redução significativa da capacidade física e funcional e da sensação de bem estar, que ocorre no decorrer da senescência, melhorando a qualidade de vida dos idosos.



 Pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarretam benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar, humor e autoestima, assim como, redução da ansiedade, tensão e depressão.



 Ao comparar dois grupos com depressão clínica, onde um executou exercícios aeróbicos e outro anaeróbico, durante o estudo, ambos os grupos demonstraram redução nos níveis de depressão e não apresentaram diferenças significativas entre eles. A conclusão que o estudo levou, é que os efeitos antidepressivos associados ao exercício não se restringem as formas aeróbicas de treinamento.



 Exercícios com a frequência semanal de três vezes, durante seis a nove semanas, são associados ao aumento significante da aptidão física e redução na pontuação da depressão. O estudo concluiu que o treinamento para melhorar a aptidão física é um elemento valioso no programa de tratamento para depressão.



 Um grupo de mulheres deprimidas foi submetido a treinamento aeróbico extenuante, por um período de 10 semanas, e ao final do período demonstraram redução na depressão proveniente do exercício.



 A associação de exercício com contato social resultou em redução significante no escore total da Escala de Depressão de Beck. O exercício, em curto prazo, demonstrou efeito positivo, reduzindo sintomas depressivos no idoso moderadamente deprimido.



 O treinamento de resistência progressiva, durante o período de 10 semanas, demonstrou ser um antidepressivo efetivo para tratar idosos deprimidos melhorando também força, moral, qualidade de vida e papel social.



O emprego de um programa de atividades físicas para pessoas idosas tende a aumentar seu estado de saúde, diminuindo a dependência, a ociosidade, favorecendo a socialização, e com isso melhorando sua qualidade de vida.



 Assim, como outros fenômenos orgânicos, o envelhecimento deve ser conhecido não só no seu aspecto fisiológico e das manifestações físicas, mas também os perfis psicológicos do paciente têm de ser abordado e bem conduzido por especialista.



O envelhecimento vem sendo encarado como um processo patológico e não como uma fase normal do ciclo da vida.



Seria necessário não tentar combatê-lo, mas sim, passar a entendê-lo, pois passou a ser uma necessidade conhecer os aspectos orgânicos, psíquicos e sociais de uma população que cresce continuamente, tentando assim, reduzir os possíveis problemas de saúde pública.




A MEDICINA DO EXERCÍCIO ACONSELHA:

Saúde Mental é o grande antídoto para diversos processos físicos, atuando como aliado na melhoria da qualidade de vida.

           





Dr. Bruno Tamegão Noronha

 Medicina do Esporte

Fisiologia do Exercício


Nenhum comentário:

Postar um comentário