sexta-feira, 21 de março de 2014

TÊNIS ADEQUADO E CUIDADOS COM OS PÉS





Base do equilíbrio corporal, os pés são diariamente massacrados por sapatos de salto, botas estreitas, tênis inapropriados; e o resultado aparece na forma de calosidades, bolhas, rachaduras, onicomicoses (fungo nas unhas), Tinea Pedis (pé-de atleta), entorses freqüentes, luxações, dores articulares e pontadas no osso calcâneo.



            Dentro do sapato o ambiente escuro, quente e úmido favorece ao crescimento de todo tipo de microorganismos, bem como o atrito do tênis e os maus tratos ao material de treino (lavagem e secagem, meias protetoras corretas), maximizam os problemas nos pés.



            Use meias de algodão, que absorvem o suor, tendo o cuidado de ventilar e secar os pés, e sempre use esfoliantes e hidratantes específicos para os cuidados. Cremes a base de uréia, lactato de amônia e ácido salicílico são recomendáveis.



            Massagens relaxantes são sempre bem vindas, ainda mais na Reflexologia Podal, onde o massoterapeuta transita por todo o organismo humano apenas tocando, massageando, comprimindo e relaxando diversos pontos localizados na região plantar dos pés. Aliviando e auxiliando no tratamento de algumas das mais incomodas doenças, que incomodam sobremaneira os indivíduos (constipação intestinal, enxaquecas, dores de cólicas menstruais, tensão no pescoço, gases, insônia, para citar algumas apenas).



            Colocar as pernas para o alto e realizar o famoso escalda pés a noite é importante para evitar inchaço das pernas e dores musculares. O sangue circula com maior facilidade prevenindo e melhorando problemas circulatórios.



            Escolha o tênis certo para o seu esporte:



CORRIDA: tênis de solado largo, alto e com bom amortecimento, para diminuir o impacto e evitar danos locais. O modelo deve ser flexível e confortável, sendo importante a avaliação da pisada do corredor, feita através de análise biomecânica.


            BASQUETE: cano alto e solado largo, aderente e com excelente sistema de amortecimento para proteger o retorno ao solo dos tornozelos dos praticantes.

            CAMINHADA: confortável, solado alto, ventilado, bom sistema de proteção e fixação lateral nos tornozelos.


            TREKKING: bota de cano médio, solado antiderrapante, sistema de amortecimento e revestimento alcochoado.


            VOLÊI: solado largo, super aderente, amortecimento em calcâneo reforçado, com estabilizador de tornozelo.


            TÊNIS: solado baixo, biqueira reforçada, costuras firmes, dependendo do tipo de piso usado, os atletas variam seus gostos, diferindo os modelos usados nas diferentes quadras em termos de aderência ao solo.


            HANDEBOL / FUTSAL: solado baixo, muito aderente, reforçado ao entorno da costura e leve.



            O uso de palmilhas pode se fazer necessário em casos específicos de alguns atletas e praticantes que apresentem algum tipo de patologia ortopédica ou desconforto nos membros inferiores e coluna vertebral. Sempre sendo importantes as avaliações radiológicas para escolha de modelo adequado.





A MEDICINA do EXERCÍCIO ACONSELHA: Cuidados e carinhos aos carregadores do corpo, afinal quem leva tudo são os pés!!!




 Dr. Bruno Noronha (Medicina do Esporte e Fisiologia do Exercício)












           


Um comentário:

  1. DICA: Vitapés. Loção pédica altamente eficaz no combate a calosidade, pés asperos e rachados.
    Com apenas 5 gotas em cada pé, uma vez por dia, você afina os pés sem necessitar de lixa - los.
    Use por pelo menos dez dias e sinta a diferença. Garantido!!!!
    VEJA MAIS SOBRE O PRODUTO EM: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550406386-loco-para-os-pes-vitapes-lixa-os-pes-nunca-mais-_JM

    ResponderExcluir